23 junho 2006

Liberdade, que caminho escolher?

Deus deu-nos liberdade.. é um facto!
Mas deu-nos essa liberdade para que possamos escolher o nosso caminho! Tal significa que podemos escolher duas vias, como podemos sempre virar para a direita ou para a esquerda, assim podemos escolher o caminho certo ou o errado!
Mais, aquilo que para nós não é correcto, pode para outros ( devido a questões culturais, por exemplo, ou simplesmente porque cresceram aprendendo que aquilo seria o correcto ) ser o comportamento mais aceitável!
Vejam-se, como exemplos, os programas escandalosos que passam em frente aos nossos olhos via televisão ou os cartazes de publicidade que estão expostos na rua! Embora, para nós seja um atentado, mais do que à liberdade, talvez ao pudor, para outros não passa de mera publicidade como tantas outras ou de um programa televisivo das sextas à noite.
Aquilo que cada um de nós terá de ter é um "filtro" a estes atentados!
A liberdade não poderá deixar de existir, cabe sim a cada um aceitar aquilo que acha aceitável e simplesmente renegar aquilo que não considera correcto!
Esforcemo-nos para atingir o bem, o que talvez signifique ( em vez de criticar ) mudar mentalidades e ensinar aquilo que está correcto!

2 Comments:

Blogger Miguel Brito Valentim said...

criticando se melhora.
trabalhando se alcança.

A liberdade de expressão tem e terá sempre de ter os seus limites. Porquê? Essêncialmente por uma questão de respeito (está tudo interligado:). Usar a liberdade com respeito pelos outros é o essêncial.

6:12 da tarde  
Blogger Diana Perro Domingues said...

Concordo sobretudo com a tua última frase, não o contradigo: Usar a liberdade com respeito pelos outros.. Contudo, teremos que ter sempre consciência que esses limites partem de cada um e o respeito é uma questão de base, que não se aprende a meio da vida, mas no início dela!

11:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home