07 julho 2006

Portugal "alagado"

Escrevi um post Portugal 2070, sobre um estudo que se tem feito no âmbito ambiental e as consequências futuras da evolução, se nada for feito para "travar" o abismo para que a nossa pátria mergulha.
Segundo os especialistas, em 2070 o sul de Portugal poderá ser um extenso deserto onde a esperança de vida estará nos 50 anos e a principal causa de morte serão as doenças inerentes à falta de água.
A agricultura será uma das actividades em extinção no Sul do pais (Algarve e Alentejo) em consequência da falta de água, e nem o sistemas de esgotos poderá funcionar adequadamente.As praias do Algarve terão desaparecido, Lisboa sofrerá fortes inundações maritimas das mares-vivas, e a Costa da Caparica será semelhante a Veneza.
Estará Portugal condenado a ser uma "Atlântida" dos tempos modernos?

Para muitos, este poderá ser um aspecto pouco relevante a nivel politico.
Mas acredito piamente, que em tempos em que a "lei do mais forte" não prevalece, cabe unicamente à Politica, orientar o futuro biológico da espécie humana. É certo que é a longo prazo, mas não deixa de ser verdade.
A titulo de exemplo, não são só as leis ambientais que trarão "frutos amargos" ou não, num futuro mais ou menos longínquo. A deliberações no campo da medicina, as decisões nos limites migratórios e até na quantidade e qualidade alimentar, produzirão as suas consequências a que todos estaremos sujeitos.
Em último caso, serão os nossos filhos a sentir na pele o poder das nossas próprias decisões e arbítrios.
Será tarde demais? Secalhar não saberemos. Mas penso que mais vale antes, que nunca.

A politica ainda é tida, erradamente (no meu entender), como um poder económico, e não como um poder sociobiológico.
Fica o aviso, para quem quiser ler.